domingo, 27 de julho de 2008

Budismo - O Caminho Óctuplo

O Budismo, uma das maiores religiões do último ciclo de nossa humanidade, se apresenta como uma espécie de cura. Sidarta Gautama, o grandioso mestre de sabedoria, que atingiu o budado seis séculos antes da vinda do Salvador, sintetisa sua doutrina com o enunciado das quatro nobres verdades:
  1. Existência do sofrimento
  2. A causa do sofrimento
  3. Cessação do sofrimento (Nirvana)
  4. A cura do sofrimento (Caminho Óctuplo)
Primeira Nobre Verdade

O Sr. Gautama percebeu que na vida o sofrimento está presente a todo momento. Este sofrimento, esta insatisfatoriedade, se dá pela desarmonia existente entre o ego (personalidade) condicionado e o mundo real não-condicionado. No Universo a única coisa permanente é a própria lei de impermanência, ou seja, tudo está num constante vir-a-ser. Nosso ego tenta compreender os fenômenos, fixá-los, portanto sempre percebe apenas o superficial, nunca a essência das coisas. O termo que designa a primeira nobre verdade é dukkha, e significa sofrimento, impermanência, não-substancialidade, insatisfatoriedade, conflito, imperfeição ou impessoalidade (ilusão de um eu substancial).

Segunda Nobre Verdade

A segunda nobre verdade, diz que a causa do sofrimento é a sede ardente ou ânsia de satisfazer todas as formas de desejos relacionados aos nossos sentidos, que por sua vez continuam a procurar novas satisfações. Estes desejos foram classificados como desejo dos prazeres dos sentidos, desejo de autopreservação e desejo de não existência (auto-aniquilação).

Aqui cabe um comentário sobre o elemental astral, que possui, como tudo no Universo, auto-consciência e esta em desenvolvimento. Este tipo de elemental, no seu processo evolutivo, necessita vibrar, seu modus vivente é se manifestar emocionalmente de todas as formas que lhe for possível, este é o seu processo evolutivo. Portanto podemos dizer que este elemental é o combustível de todas as ações emocionais em toda a manifestação de vida, por este motivo, há uma tendência, em todas as pessoas por buscar vivências emocionais.

Terceira Nobre Verdade

A terceira nobre verdade diz que é possível a cessação do sofrimento, extinguindo-se a desarmonia entre o ego pessoal e o mundo real. Isto se dá eliminando toda forma de desejo, e assim atingindo o Nirvana. O Nirvana não é o nada, mas sim a aniquilação de toda ilusão e desejo.

Quarta Nobre Verdade

A quarta nobre verdade é o caminho que leva a cessação do sofrimento, conhecido como o caminho óctuplo, e algumas vezes conhecido como "o caminho do meio".

O caminho óctuplo está dividido em três partes: ética, desenvolvimento mental e sabedoria.

Ética:
  • Reta Palavra
  • Reta Ação
  • Reto Meio de Vida
Desenvolvimento Mental:
  • Reto Esforço
  • Plena Atenção
  • Reta Concentração
Sabedoria:
  • Reto Pensamento
  • Reta Compreensão
Vejamos o detalhamento de cada item do caminho óctuplo.

Ética

Os três primeiros itens dizem respeito a ética porque são com estes elementos que podemos afetar outros seres. Nossas palavras geram pensamentos e sentimentos naqueles que nos ouvem. Portanto é um elemento extremamento poderoso, podemos auxiliar grandemente ou prejudicar terrivelmente nosso semelhante. Nossas ações também afetam nossos semelhantes, diretamente quando aplicados sobre eles ou mesmo indiretamente, pois estas tornam-se muitas vezes exemplos aos outros. O meio de vida, ou seja, nosso meio de subsistência também afeta o outro, ou mesmo a humanidade como um todo, podendo ser positivo ou negativo. Alguns tipos de trabalhos são extremamente negativos para a humanidade, como por exemplo, empresas que causam problemas ambientais, outras que fabricam armas bélicas, etc.

Reta Palavra

Reta palavra significa fazer uso ético do verbo, ou seja, jamais ao falar trazer algum tipo de prejuízo ao outro. Falar somente a verdade, falar com amabilidade e cortesia, não falar com maledicência, falar com o objetivo de ser útil ao outro. Em resumo, utilizar a força do verbo da maneira mais perfeita (reta) que pudermos. Como também O Mestre Jesus falou: "O problema não é o que entra na boca do homem, mas sim o que sai".

Bem podemos prever o quanto de problemas, desarmonias, e todo o tipo de males poderia ser evitado simplesmente com a execução deste princípio ético, a Reta Palavra.

Reta Ação

Reta ação significa agir sempre de forma ética, tendo uma conduta pura e honrada, jamais prejudicando quem quer que seja. Aqui está implícito a ação pacífica, jamais roubar, matar ou praticar a corrupção. Agir sempre com justiça, com objetivo de auxiliar os outros, de forma altruísta. Também utilizar as energias sexuais de forma positiva.

Reto Meio de Vida

Meio de Vida significa o trabalho que nos sustenta, e Reto Meio de Vida, significa possuir um trabalho que não traga nenhum prejuízo a outros seres. Se trabalhamos na indústria bélica, ou praticamos atividades como o tráfico de drogas, se desmatamos florestas, etc, estaríamos tendo como ganha pão, atividades prejudiciais a humanidade e ao planeta, portanto ferindo o Reto Meio de Vida, e isto certamente geraria karma que traria dificuldades diversas para nossa evolução.

Desenvolvimento Mental

O desenvolvimento da mente é um item imprescindível de qualquer corrente filosófico/religiosa realmente séria, pois a mente é o principal órgão de percepção da vida, e não podemos esquecer que elevados estágios de percepção espiritual significa dominar a mente concreta, superando-a e permitindo que recebamos a influência de nosso Ego superior.

Reto Esforço
Aqui a palavra esforço designa esforço mental. Esforço em desenvolver bons pensamentos, esforço em evitar pensamentos inferiores, esforço em transmutar pensamentos inferiores em superiores. Manter e cultivar pensamentos bons e sadios.

Plena Atenção
Atingir a Plena Atenção significa viver totalmente o momento presente, ou seja, estar atento aquilo que estamos vivenciando, em espírito e verdade, não apenas no mundo exterior, mas principalmente em nosso universo interior. Quando estamos plenos de atenção temos a capacidade de detectar impulsos inferiores antes da ação, ao palavra. E assim evitando-os. A plena atenção corrobora naturalmente o esforço correto (reto).

Reta Concentração
A concentração aqui está relacionada ao processo meditativo, pois esta leva o ser ao êxtase espiritual (samadhi), domínio de todos os sentimentos e processos mentais, possibilitando superar o mental concreto, ampliando grandemente a intuição e outras potencialidades de cunho espiritual. A reta concentração traz disciplina e desenvolvimento a mente.

Sabedoria

Consiste nos últimos dois passos para atingir a perfeição, ou o Nirvana, o processo final que leva ao budado.

Reto Pensamento
Naturalmente que todos os passos anteriores nos levarão a uma forma de pensamento extremamente profundo sobre todas as coisas, com equanimidade, altruísmo, compaixão, desapego, amor universal e contemplativo.

"Se o homem fala ou age com a mente pura, a felicidade o acompanha como sua sombra inseparável".

Reta Compreensão
O pensamento perfeito e a meditação levará o ser a Reta Compreensão, ou "penetração" consiste em perceber uma coisa como realmente ela é, sem rótulos ou nomes, apenas sua essência, e não mais de forma superficial. Consiste na mais alta sabedoria que um homem pode atingir.

Conclusão

Vejamos o quanto é belo e coerente o Caminho Óctuplo Budista, que grande capacidade de sintetizar, o Sr. Gautama manifestou quando aqui esteve iluminando a humanidade. E também o quanto é difícil para nós homens executarmos estes passos, como somos realmente necessitados de luz. Glorifiquemos ao glorioso Buddha da nossa humanidade, e aguardemos o próximo, o bodhisattva Maitreya, que trará nova mensagem de acordo com nossas necessidades.

Paz e Bem.

Um comentário:

Ana Rosa disse...

Realmente belas palavras e considerações.
Devemos tentar sempre seguir o caminho óctuplo de alguma maneira, sempre perseverando para melhorar a cada dia mais.
Um abraço!